segunda-feira, 26 de março de 2018

Causas

A candidíase é causada por fungos do gênero Candida. Existem mais de 20 espécies de Candida registradas e que podem causar infecções em humanos, mas a mais comum é a Candida albicans.
Os fungos do gênero Candida são naturais do organismo humano e normalmente não causam nenhum tipo de problema, sendo encontradas no trato intestinal, membranas mucosas e até mesmo na pele.
É quando esses organismos se multiplicam demais e de forma desorganizada que problemas como a candidíase ocorrem. Existem muitos fatores que podem fazer os fungos Candida se proliferarem da forma errada, como:

Uso de antibióticos

O uso desse tipo de medicamento pode causar a candidíase, pois, além de atacar a bactéria que causa uma infecção maligna, alguns tipos de antibióticos também eliminam bactérias benignas para o organismo, deixando-o desregulado.
Esse desbalanço faz com que se dê espaço para que os fungos naturais do organismo se proliferem e acabem se dispersando para outras partes do corpo, causando problemas como a candidíase.

Desequilíbrios hormonais

O uso de pílula ou então a gravidez são fatores que proporcionam o surgimento da candidíase. Isso porque os níveis hormonais do corpo ficam fora do padrão de funcionamento, o que pode alterar o equilíbrio de substâncias químicas dentro do sistema digestivo.
Esse desequilíbrio proporciona ao fungo Candida a possibilidade de se desenvolver e se proliferar pelo organismo.

Estresse

O estresse afeta o corpo de duas formas:
  1. Liberando cortisona;
  2. Aumentando os níveis de açúcar no sangue.
A cortisona é um hormônio que deprime o sistema imunológico e dá espaço para o fungo se proliferar no intestino. O açúcar a mais no sangue, por sua vez, acaba servindo de alimento para o fungo, que se prolifera com mais facilidade.

Diabetes

Assim como no estresse, pessoas com diabetes apresentam níveis maiores de açúcar no sangue, o que facilita a alimentação do fungo no organismo e aumenta suas chances de se proliferar.

Transmissão

A candidíase normalmente não é transmitida. Na maior parte dos casos, ela é causada por deficiências no sistema imune e problemas de higiene ou no intestino. Entretanto, ela pode sim ser transmitida de uma pessoa para outra.
Quando a mulher tem candidíase, por exemplo, a transmissão da doença para o(a) parceiro(a) pode ocorrer.
Entretanto, no homem, a doença normalmente é assintomática, fazendo com que o risco do parceiro voltar a infectar a cônjuge depois dela já ter se curado da doença seja grande, pois durante o sexo, existe a troca de fluídos e o atrito da pele, que pode fazer com que o fungo passe de uma pessoa para outra.
Por essa razão, é importante que, quando diagnosticado na mulher um caso de candidíase, tanto o homem quanto a mulher façam o tratamento para a doença, mesmo que ele não apresente sintomas.

Fatores de risco

A candidíase é muito mais comum em mulheres do que homens. Estudos indicam que 3 em cada 4 mulheres sofrem ou vão sofrer de candidíase em algum momento da vida, enquanto nos homens, a proporção é de 2 a cada 10.
Existem alguns períodos em que as mulheres estão mais propensas a contrair a candidíase. São eles:
  • Quando se está fazendo uso de antibióticos;
  • Quando se é portador de diabetes;
  • Durante a menstruação;
  • Durante o uso de anticoncepcionais;
  • Quando se faz uso frequente de roupas apertadas ou molhadas;
  • Quando se anda com os pés descalços ou ao partilhar luvas;
  • Ao fazer higiene íntima mais de 2 vezes por dia e usar absorvente por mais de 3 horas seguidas;
  • Durante a relação sexual com o parceiro contaminado;
  • Caso se tenha HIV ou qualquer doença que deixe o sistema imunológico debilitado;
  • Durante a gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário