segunda-feira, 26 de março de 2018

Como prevenir a Candidiase

Existem algumas atitudes que você pode tomar no seu dia a dia para evitar que a candidíase ocorra. Dentre eles, estão:
  • Lavar e secar bem a região íntima antes de dormir;
  • Utilizar roupas pouco apertadas e de algodão;
  • Dar preferência para ingestão de alimentos com probióticos e lactobacillus, como iogurte;
  • Dormir sem calcinha;
  • Fazer a higiene íntima com gel vaginal com pH entre 3,8 e 4,5, evitando todos os produtos e sabonetes com químicos.
Uma outra dica valiosa é evitar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e açúcar, já que eles são a principal fonte de alimento do fungo causador da candidíase vaginal.

Fortalecer o sistema imunológico

Como a doença normalmente se faz presente quando o sistema imunológico se encontra enfraquecido, fortalecê-lo é uma boa opção para prevenir e até mesmo tratar a doença. Confira algumas precauções que você pode tomar:

Fazer uso de probióticos

Além de liberarem pequenas quantidades de ácido lático e acético, que mantém a acidez estomacal em níveis saudáveis, os probióticos ajudam a reduzir a quantidade de Candida albicans no seu estômago.
Um estudo de 2009 da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que um equilíbrio saudável das bactérias no intestino melhora o sistema imunológico. Níveis normais de bactérias aumentam a eficácia do sistema imune e ajudam o corpo a combater agentes patogênicos, pois a absorção de nutrientes ocorre da melhor forma possível.

Tomar vitaminas

A vitamina C ajuda a tratar a candidíase de 3 maneiras:
  1. Fornecendo suporte às glândulas suprarrenais, dois pequenos órgãos essenciais para o metabolismo e a regulação do açúcar no sangue, assim como a produção de anti-inflamatórios e anti-histamínicos;
  2. Estimulando o sistema imunológico, fornecendo mais força para o sistema imune combater a candidíase;
  3. Aumentando a quantidade de ácido no estômago, o que retarda o desenvolvimento da candidíase.
As vitaminas A, E, bem como o ácido pantotênico, também conhecido como vitamina B5, são outras opções para fortalecer o sistema imune.
A vitamina A ajuda o corpo a derrotar infecções influenciando células em certas superfícies mucosas. Já o uso da vitamina E tem se mostrado uma boa forma de aumentar a eficácia do sistema imune.

Plantas medicinais e fitoterápicos

O uso de alguns remédios à base de plantas pode ajudar a diminuir o estresse no sistema imunológico. Entretanto, antes de iniciar qualquer tratamento com plantas medicinais ou com fitoterápicos, consulte um médico.

Evitar o uso de cafeína

A cafeína é uma das maiores causas da fadiga adrenal, o que causa fraqueza do sistema imunológico. Parar de beber café não é fácil, especialmente para quem o toma pelos seus benefícios energéticos. Por isso, se recomenda ir diminuindo a ingestão de café.
Comece a cortar o café da tarde e reduzir gradualmente a concentração do café que bebe de manhã também. Com o tempo, você vai conseguir deixar o café de lado e pode até fazer uso de algumas alternativas, como a chicória.
A chicória possui um gosto similar ao do café e contém probióticos, que promovem o reequilíbrio da flora intestinal, além de estimular a produção de enzimas digestivas saudáveis.

Exercício físico leve

A prática de exercícios físicos faz bem e todo mundo sabe disso. Ela melhora a circulação sanguínea e, com isso, apoia o fortalecimento do sistema imunológico. Apesar disso, você não deve exagerar nos exercícios, pois treinos muito intensos pode colocar o corpo sob muito estresse, o que pode enfraquecer as glândulas suprarrenais.

Sauna

A sauna é uma boa forma de eliminar toxinas do corpo, retirando certas responsabilidades do sistema imunológico. Além disso, a sauna melhora a circulação e ajuda o fígado a eliminar toxinas e agentes patogênicos do sangue.

Reduzir o estresse

O estresse físico e emocional contribui muito para o enfraquecimento do sistema imunológico. Por essa razão, é extremamente importante encontrar alguma maneira de diminuir o estresse no seu dia a dia.
Tomar um tempo de folga do trabalho, fazer viagens e atividades relaxantes são uma boa pedida.

Sono de qualidade

Muitos dos problemas do corpo são causados por um sono desregulado. Dormir é uma das tarefas mais importantes do corpo, pois é assim que o corpo recarrega suas energias e regula níveis hormonais.
Se você acorda cedo, durma cedo. Ficar acordado até tarde e dormir menos do que o necessário (de 6 a 8 horas por noite) pode causar muito estresse ao organismo.

Cuidados com a higiene

Uma das formas de prevenir o surgimento e o reaparecimento da candidíase é ficando atento e cuidando muito da higiene. Seja nos casos de candidíase oral, cutânea ou na região íntima, é preciso redobrar o cuidado com o próprio corpo.
No caso da candidíase oral, manter uma saúde oral é extremamente importante, pois assim, aos poucos, você vai removendo os resíduos do fungo da boca e evita que ele apareça novamente.
Na cutânea, o uso de sabonetes antissépticos é indicado e, na que afeta as partes íntimas, sabonetes íntimos ajudam na prevenção da doença. Vale a pena lembrar que se deve utilizar o sabonete correto para cada região, então nada de usar antissépticos nas partes íntimas, ok?
Uma outra dica importante para as mulheres está na hora de passar o papel higiênico depois de fazer cocô. Passe o papel higiênico da frente para trás, isto é, da vagina em direção ao ânus, e não do ânus em direção a vagina.
Isso evita que a sujeira restante no papel higiênico entre em contato com as partes íntimas, prevenindo o contato do fungo Candida com a vagina, além de outras bactérias que podem causar infecções urinárias.

Alimentar-se bem

Evitar o consumo de alimentos com alto teor de glicose e ter uma dieta mais equilibrada faz com que o seu trato digestivo seja mais saudável. Como vimos anteriormente, a Candida é um fungo que surge no intestino e que pode se alastrar para outras partes do corpo quando o mesmo se encontra com imunidade baixa e outros fatores.
Por isso, manter uma dieta saudável é algo muito importante. Dessa forma, você vai ter o corpo nos trinques, evitando tanto uma baixa no sistema imune, como mantendo o intestino regulado e no pH correto, para evitar que os fungos e bactérias naturais do organismo se alastrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário