segunda-feira, 26 de março de 2018

O que é candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por qualquer tipo de fungo do gênero Candida. Existem mais de 20 espécies de Candida, sendo que a mais comum a afetar os seres humanos é a Candida albicans.
A doença tem cura e pode afetar diversas áreas do corpo, como as partes íntimas, a boca, a pele e até mesmo ser sistêmica. A mais comum é a vaginal, atingindo 3 em cada 4 mulheres ao longo da vida.
Quando afeta as partes íntimas, seus sintomas incluem coceira, vermelhidão, inchaço, entre outros. Quando afeta a boca, manchas brancas aparecem. Na pele, causa irritação. E quando é sistêmica, pode trazer sérias complicações, como problemas no sistema imune.
Vale lembrar que a candidíase não é uma DST. Por afetar a região genital, muitas pessoas acreditam que a candidíase é uma Doença Sexualmente Transmissível, o que não é verdade.
O tratamento para candidíase envolve o uso de antifúngicos tópicos ou orais para combater a infecção. Para prevenir seu aparecimento e reaparecimento, ter cuidados com a higiene pessoal é extremamente necessário.
É muito importante ficar atento aos sinais da candidíase para que ela não se alastre e fique sem tratamento, pois existem muitos mitos com relação ao seu tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário